25 de janeiro de 2010

Guarapari/ES: Litoral Mineiro

As férias estão acabando e adivinha onde o mineiro foi? O carnaval vai começar e adivinha pra onde vai?

Se a sua resposta foi Guarapari/ES, está correta.

É o litoral mineiro. Lá, a mineirada 'pão de queijo com liguiça' sabe se virar.

O embarque no especial acontece no terminal JK. Sempre o número de caixa de isopor é proporcional ao de passageiros. Na bagagem vão aquelas bermudas de sanfoneiro, camiseta regata, cachaça, óculos comprados no Shopping Oiapoque e queijo; a picanha do mineiro.

A casa alugada logo é batizada de República do pão de queijo.

Antes de ter certeza que a areia é fininha e que a água é salgada, o ‘minerim’ deixa a 'muda' de roupa e as ‘traia’ em casa.

Quando liga para avisar que chegou, solta aquela piadinha por telefone: “Cheguei em Guaraparis, cidade francesa!”

Diante dos preços altos da alimentação à beira mar, a ordem é passar no supermercado mais próximo para abastecer o isopor, desfalcado durante a viagem.

Mas quem economizou uma verbinha durante o ano ainda dá alguma alegria ao ambulante na areia. De qualquer maneira o vendedor de ostra e de camarão desmaiado no espeto consegue lucrar nesta história.

O principal cartão postal de Minas Gerais é a Praia do morro.// Na verdade é uma passarela de quatro quilômetros de extensão onde as “minina” desfilam. Como não vai ninguém de outro estado, nem mesmo o capixaba freqüenta o local, os fandangos elegem a Miss MG no Espírito Santo.

Não deixa de ser um passa tempo interessante.

Poucos sabem o significado de Guarapari. Na forma como é escrito hoje ‘Guará’ significa pássaro. ‘Pari’ quer dizer armadilha.// Ou seja, armadilha de pássaro.// No caso o mineiro é o pássaro. Curió, de preferência. O sol é a armadilha.

De tanto sol o mineiro vermelho fica igual a um pimentão maduro de manhã.// No início da tarde fica um misto de laranja com rosa fosforescente.// Após o por do sol já está cinza meio roxo.// No ponto para sair à noite.//

Tudo isso acontece no primeiro dia, mas, pode multiplicar por sete. Número de dias que o mineiro vai ficar. Se for o carnaval, multiplique por quatro.

1 comentários:

Naty Bomfim,  25 de janeiro de 2010 às 22:55  

AÔÔÔÔ Curióóóóóóó...

  © Macaquices - Design by Emporium Digital

Back to TOP